Biblioteca Euclides da Cunha (BEC)

A Biblioteca Euclides da Cunha (BEC) é uma entidade pública federal, vinculada à Fundação Biblioteca Nacional, que atende a todos os cidadãos, respeitando a diversidade e a pluralidade da sociedade brasileira.

Biblioteca Euclides da Cunha

Vista interna da Biblioteca Euclides da Cunha
Vista interna da Biblioteca Euclides da Cunha

Tem como missão fundamental a promoção da leitura, a formação de leitores e a ampliação do acesso à informação, à leitura e ao livro.

A BEC oferece serviços públicos e de livre acesso à leitura, à informação e aos registros de expressão cultural e intelectual, sem distinção de faixa etária politica ou religiosa. Possui também um espaço confortável com modernas instalações para garantir ao público um ambiente de estímulo à leitura e ao conhecimento.

Fortalecendo seu papel como mediadora da leitura, se compromete em contribuir com a Agenda 2030, acordo pactuado em 2018 entre 193 países que compõem as Nações Unidas, da qual o Brasil é pais signatário. A Agenda 2030 contempla a biblioteca pública e seus agentes como potenciais colaboradores para o desenvolvimento sustentável.

A Biblioteca Euclides da Cunha (BEC) está temporariamente instalada no 7º andar, sala 704, do Edifício Teleporto, na Av. Presidente Vargas n. 3131, na Cidade Nova, região central da cidade do Rio de Janeiro.

O prédio possui fácil acesso, localizado próximo à estação do metrô da Cidade Nova e do prédio sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, local de grande oferta de transporte público que integra outras regiões e municípios.

Além disso, as instalações do prédio do Teleporto são adaptadas para garantir o acesso de cadeirantes, pessoas com dificuldade de locomoção ou mobilidade reduzida e pessoas com deficiência visual ou baixa visão, incluindo marcações no chão, nos elevadores e banheiros adaptados.

 

UM POUCO DE HISTÓRIA

A criação da BEC está intimamente ligada à gestão do ministro Gustavo Capanema no Ministério da Educação e Saúde Pública, cargo que assumiu em julho de 1934. Homem de espírito humanista e visão administrativa, trabalhou para construir o "Ministério do Homem", aquele destinado a "preparar, compor e aperfeiçoar o homem do Brasil".

A reforma ministerial idealizada por Capanema e instituída através da Lei nº 378 de 13/01/1937 traz no artigo 20 um conjunto de órgãos complementares, no qual insere-se uma biblioteca, a Biblioteca do Ministério dos Negócios da Educação e Saúde, hoje Biblioteca Euclides da Cunha, designação recebida a partir de 1968.

Gustavo Capanema dedicou-se à reforma dos meios burocrático-administrativos, processo que incluiu a construção de um edifício que abrigasse seus órgãos de direção, inclusive a biblioteca. O prédio que resulta desta iniciativa, hoje conhecido como Palácio Capanema, foi inaugurado em 3 de outubro de 1945 e, nesta data, a bibliotecária Emy Pamplona recebe o presidente Getúlio Vargas no salão da Biblioteca do Ministério da Educação e Saúde na nova sede.

 

ACERVOS E COLEÇÕES

  • Coleção Euclidiana
  • Coleção de Obras gerais
  • Coleção de Periódicos
  • Coleção de Referência

 

SERVIÇOS

  • Acesso livre
  • Consulta online à base de dados 
  • Serviço de Referência, assessoria e orientação à pesquisa
  • Reserva de livros, por 2 (dois) dias, através de formulário online 
  • Empréstimo Domiciliar - mediante apresentação da carteira de associado, conforme o Regulamento da BEC 
  • Cópias - observando o estado físico da obra e a Lei de Direitos Autorais
  • Cine BEC
  • Visita técnica
  • Wifi

 

MOSTRAS TEMÁTICAS

Realização de mostras de acervo sobre temas variados, apoiadas no acervo da BEC.

OBS: Estabelecemos os seguintes protocolos de segurança para este período de pandemia:

1. Fica vedado a entrada na biblioteca de indivíduos sem máscara de proteção, que é obrigatório durante todo o período em que estiver dentro do prédio;

2. O atendimento ao leitor/pesquisador será condicionado ao agendamento prévio das pesquisas e à indicação do material bibliográfico/acervo a ser consultado ou retirado por empréstimo domiciliar.

3. As mesas de estudo serão utilizadas para consulta obedecendo as regras de distanciamento, e se necessário ocorrerá a diminuição de 50% das cadeiras.

 

Biblioteca Euclides da Cunha (BEC)

Endereço

Centro Empresarial Cidade Nova - Teleporto

Av. Presidente Vargas, 3131 - sala 704 - Cidade Nova- Rio de Janeiro, RJ

CEP: 20210-911

Telefone

+55 (21) 2220-4140

Email:

bec@bn.gov.br

 

Funcionamento

  • O atendimento ao público encontra-se suspenso neste momento.

Oferece serviços públicos e de livre acesso à leitura para todas as idades em um ambiente acolhedor.

Os leitores possuem livre acesso às estantes e contam com empréstimo domiciliar.