Revista Poesia Sempre, ano 2, n.4

“Poesia Sempre e a Poesia Alemã Hoje

Este quarto número de Poesia Sempre, dedicado à poesia alemã atual, coincide com a 46a Feira do Livro de Frankfurt (5 a 10 de outubro), onde o Brasil foi escolhido como país-tema. É, portanto, a materialização de um diálogo entre os poetas brasileiros e alemães.

Convidamos o conceituado crítico Stephan Opitz e a poeta Doris Runge que, coordenados por Mareia C. de Sá Cavalcante, fizeram a seleção dos poetas contemporâneos alemães. Foram escolhidos cinco autores modernos conhecidos para encabeçar a antologia: Ilse Aichinger, Ingeborg Bachmann, Gottfried Benn, Paul Celan e Christine Lavant. A seguir, temos doze poetas representando o que de mais significativo há na poesia daquele país hoje: H. C. Artmann, Elisabeth Borchers, Durs Grünbein, Hans Magnus Enzensberger, Robert Gernhardt, Ernst Jandl, Sarah Kirsch, Friederike Mayrõcker, Oskar Pastior, Peter Rühmkorf, Doris Runge e Ror Wolf.

Para traduzi-los convidamos poetas-tradutores e tradutores-poetas como José Paulo Paes, Flávio Kothe, Marco Luchesi, Lya Luft, Karlos Rischbieter; ítalo Moriconi, Ivo Barroso, Mareia C. de Sá Cavalcante, Cláudia Ahimsa, Leonardo Fróes, Moacyr Félix e Thomaz Albornoz Neves, que têm já uma comprovada contribuição nessa área. Além do ensaio de Doris Runge "Como surge um poema?", publicamos um estudo do crítico Wilson Martins analisando as relações literárias entre Alemanha e Brasil, através da poesia.

Continuando o diálogo entre nossa poesia e a de outros países, a seção Poesia Brasileira em Tradução traz em alemão, italiano, francês, inglês e espanhol poemas de Henriqueta Lisboa, Ferreira Gullar, Oswald de Andrade, Thiago de Mello, Cláudio Willer, Armindo Trevisan e Antônio Fernando de Franceschi. Essa vocação plurilíngüe e multinacional da revista exemplifica-se nas seções que temos mantido e ampliado. Por exemplo, na seção LetraSul, os poetas latino-americanos encontram, mais uma vez, o seu espaço. Aí estão o argentino Estebán Moore, o chileno Gonzalo Rojas, o colombiano Juan Manuel Roca, o cubano Félix Luis Viera, a salvadorenha Claribel Alegria, o venezuelano Vicente Gerbasi, o mexicano José Emílio Pacheco e os uruguaios Luiz Bravo e Salvador Puig."

(Texto de apresentação)

Características (título)

Ano de publicação: 
1994
Versão disponível: 
digital

Rótulos

Revistas e Periódicos

Poesia Sempre