Revista Poesia Sempre, ano 13, n.24 − Árabe Contemporânea

Autor(es): 
Diversos autores

“O tema principal desta edição é o da poesia árabe contemporânea, centrada em dois grandes nomes: Adonis e Unsi Al-Haj. Nestes poetas a língua árabe atinge a rara beleza de flechas e arqueiros, vagando incerta entre um passado de glórias e o presente de abismos. O Líbano e a Síria aqui se representam. E o Brasil profundo não tem como ignorar uma parte essencial de suas raízes levantinas. Michel Sleiman e Safa Jubran realizaram um trabalho de grande valor, ao recriar em nossa língua os raros e singulares matizes da poesia árabe.

Mamede Jarouche e Miguel Attie Filho nos oferecem dois textos fortes, a partir dos quais o mundo árabe, mais do que simples ponte entre culturas, emerge como pólo de criação a partir de sua filosofia.

Embora pertencendo a outra língua e tradição, a poesia turca comparece aqui brevemente – pelas relações históricas que manteve com o mundo árabe. O ensaio de Bombaci segue em paralelo com a tradução de Gülistan Özoy.

Dos poemas brasileiros inéditos, algumas surpresas: de geração, de estreias inesperadas e de importantes consolidações.

O núcleo de ensaios aborda, por diferentes aspectos e estratégias, a discussão entre crítica e poesia, abrindo fronteiras e caminhos em que as diferenças se dissolvem em favor de uma atitude crítica maior. Assim procede Marcelo Jacques, em A poesia e suas demandas; Aleílton Fonseca, em Por uma abordagem sensível do poema; Edson Rosa da Silva, em Interrogar as palavras, interrogar a escritura (ou o poeta na era do desastre); e Alberto Pucheu, em Pelo colorido, para além do cinzento.

A pesquisa de imagens centrou-se, mais uma vez, no riquíssimo acervo da Biblioteca Nacional. E as novidades não são poucas.

Nossos agradecimentos ao Cônsul do Líbano no Rio de Janeiro, Ali Daher, à Embaixada da Síria no Brasil, ao jornalista Paul Achcar e a Mônica Carneiro.

Agradecemos, finalmente, aos poetas Adonis e Unsi Al-Haj, que, em tempos terribilíssimos, mostraram larga generosidade com esta edição.

Marco Lucchesi

(texto da apresentação)

Características (título)

Ano de publicação: 
2006

Rótulos

Revistas e Periódicos

Poesia Sempre