Iluminismo e Império no Brasil – O Patriota (1813-1814)

Autor(es): 
Lorelai Kury (organizadora)

Editora Fiocruz

 

“A Coleção História e Saúde – Clássicos e fontes publica documentos, fontes e obras fundamentais para a história e historiografia das ciências, da medicina e da saúde, sempre organizados, introduzidos e comentados por especialistas da área.”

[texto da orelha]

“(...) publicou-se no Brasil entre 1813 e 1814, pela Impressão Régia, o jornal O Patriota. Definindo-se como jornal “literário, político e mercantil”, O Patriota reuniu alguns dos principais representantes da ilustração brasileira atuantes no período joanino, produtos da reforma pombalina da Universidade de Coimbra. O jornal é agora posto à disposição do público em formato digitalizado.

Para fazer justiça a publicação tão original quanto relevante, Lorelai Kury reuniu neste livro, que acompanha a edição digital do jornal, os comentários de quatro especialistas, a que acrescentou os seus próprios. Entre eles, os comentaristas contextualizam o jornal, identificam seus redatores, listam os temas tratados, analisam o conteúdo dos artigos, exploram o sentido dos conceitos, especulam sobre os eventuais leitores. O leitor de hoje se vê assim capacitado para uma leitura não anacronística e ao mesmo tempo crítica do jornal. É particularmente fascinante a análise da postura dos editores naquele momento difícil vivido pelo Império português de que o Brasil era então a sede. A política estava em ebulição, os conceitos mudavam de sentido, os valores alteravam-se. (....)

Este livro é um convite irrecusável feito ao leitor de hoje para que visite O Patriota e converse através dos tempos com seus dedicados e talvez um tanto utópicos redatores.”

José Murilo de Carvalho

[texto da contracapa]

Características (título)

Ano de publicação: 
2007