Antes do Furacão: o Mardi Gras de um folião brasileiro em Nova Orleans

Autor(es): 
Fred Góes

Coedição Editora Língua Geral/ FBN

Antes do furacão é resultado da pesquisa que Fred Góes realizou em Nova Orleans, nos Estados Unidos da América, entre o último semestre de 2003 e o primeiro de 2004 – há um ano de a cidade ser devastada pelo furacão Katrina.

Interessado nas distintas formas de celebração do carnaval, Góes lançou-se à pesquisa sobre o Mardi Gras como quem se entrega, sem medos e receios, a um bloco carnavalesco. O que há de mais interessante neste livro é justamente o seu olhar pessoal, intransferível, revelado sob uma linguagem multifacetada que se fantasia de acordo com o ritmo conduzido pelas experiências que une a busca de conhecimento característica do pesquisador ao prazer que move o viajante.

O professor de Teoria da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro vestiu-se, primeiramente, à moda de Jean Baptiste Debret: jogou, na tela de seu computador, algumas pinceladas suaves de aquarelista, mostrando um interesse amoroso sobre características singulares da arquitetura, da culinária e da região de Nova Orleans. Nesses trechos, o leitor vislumbrará a curiosidade e a leveza típicas do viajante em busca das particularidades do outro. Numa segunda etapa de Antes do furacão, Fred parece vestir-se a si e a sua linguagem como um Bispo do Rosário. Rastreia, com maior minúcia, a identidade do povo local. Aos poucos, a imagem do viajante cede espaço para que o pesquisador se arrisque mais, estabelecendo relações mais concretas entre o carnaval do Rio de Janeiro, o frevo de Olinda, o Mardi Gras de Nova Orleans e o trio elétrico de Salvador – manifestações que, embora distintas, possuem a mesma natureza e, juntas, ganham uma dimensão e um sentido coerentes.

Antes do furacão é um livro que mistura a linguagem dos cadernos de viagens, das crônicas, do ensaísmo e do próprio carnaval. Trata-se de uma pesquisa intimista, profunda, com marcas de lirismo, criada por um folião brasileiro que arremessa, do seu carro momesco, muitas curiosidades ao leitor.

(texto da orelha)

Características (título)

Ano de publicação: 
2008