Documentos

Acesse, consulte e leia artigos, teses, históricos, monografias, manuais e outros trabalhos produzidos por servidores da Biblioteca Nacional e pesquisadores bolsistas dos Programas de Apoio à Pesquisa.

Folder de divulgação

As Iluminuras e o tempo astral: cores e orações em ritmo de festa

Julho, 2017
Palestra
Livros iluminados, Livros de horas, Iluminuras, Livros raros, Manuscritos, Livros manuscritos

As iluminuras são a parte mais fascinante de um livro medieval. Estas pinturas em livros manuscritos deveriam tornar claros e luminosos os textos centrados em Cristo como a luz do mundo. A criatividade do iluminador transcendia o âmbito artístico: seria como dar à luz um conteúdo sagrado, para além das palavras, com ouro e cores. Nosso estudo enfoca o ritmo das orações pintadas de acordo com práticas do século XV ocidental.

As iluminuras de livros de horas, em particular, tiveram um papel essencial na transfomação do manuscrito destinado à oração de leigos em um objeto de valor espiritual, estético e afetivo. A oração era uma prática essencial ao cotidiano medieval, tornando o livro de horas um best-seller por séculos. Iluminadores desenvolveram a correspondência entre um tema iconográfico e as oito horas que davam ritmo ao dia e à noite. Além do ciclo diário, festas litúrgicas anuais compõem outra dinâmica nestes livros.

Evento gratuito com certificação. Público-alvo: Bibliotecários, historiadores, pesquisadores e estudantes das áreas de Humanas.

Abertura do evento com Maria José Fernandes e Rosângela Von Helde
Palestrante Maria Beatriz de Mello e Souza
Participantes
Continue lendo

Páginas

Apresentação

Belém – 400 anos

Renato Lessa
Abril, 2016
Palavra do presidente, Belém, Brasil

Páginas

Procure um documento