Você está aqui

1901 - 1920

Aprovação do novo Regulamento

É aprovado o novo Regulamento da Biblioteca, com grandes inovações administrativas e culturais. Pela primeira vez criou-se um Conselho Consultivo, órgão auxiliar da administração, do qual faziam parte todas as chefias, que discutia os diversos problemas da Casa, apresentava sugestões no tocante à promoção de funcionários, às reformas e ao planejamento de eventos culturais. Esse Regulamento impunha também deveres ao Diretor.

Português, Brasil

Instalação de telefone

É instalada a rede telefônica, com 18 aparelhos e um centro de 30 linhas para a rede interna da Biblioteca.

Português, Brasil

Montagem do novo mobiliário

O mobiliário metálico, fabricado pela Art Metal Construction Company, começa a ser montado. As peças são todas em aço esmaltado, com exceção das cadeiras, que tem base de ferro e a parte superior de madeira com assento de palhinha e o encosto forrado de couro.

Português, Brasil

Painéis e estátuas para decorar a Casa

São encomendados pelo diretor Manoel Cícero Peregrino da Silva os grandes painéis e as estátuas existentes no salão principal de leitura e na Galeria da Presidência, de autoria de Modesto Brocos, Rodolfo Amoedo e Eliseu Visconti, grandes artistas da época.

Português, Brasil

Transporte do acervo

Inicia-se a transferência do acervo para o novo Edifício da Avenida Central, sem qualquer interrupção na rotina dos leitores e pesquisadores. São necessárias 1.132 viagens para transportar as cerca de 400 mil obras entre os dois prédios, trabalho que só termina no ano seguinte. O planejamento e a execução são tão minuciosos que permitem a colocação de cada um dos 7.270 caixotes de peças e mais 784 volumes ou pacotes no local definitivo do novo prédio, possibilitando aos usuários a continuação dos seus trabalhos.

Português, Brasil

Ampliação do horário de funcionamento

O horário de atendimento ao público leitor passa a ser das 8h às 22h, sem intervalo, organizado de modo que nenhum funcionário trabalhasse mais de oito horas por dia.

Português, Brasil

Viagens de atualização e estudos

Funcionários de alto gabarito viajam à Europa e aos Estados Unidos, para estudo, compra ou cópia de documentos sobre o Brasil e a fim de se atualizarem em novos métodos de classificação e catalogação.

Português, Brasil

Legislação do Depósito Legal

É promulgado pelo presidente da República Afonso Augusto Moreira Pena o Decreto de Contribuição Legal, que obriga o envio à Biblioteca de um exemplar de todas as publicações produzidas em território nacional. A legislação está até hoje em vigor, sob a forma da Lei nº 10.994 de 14 de dezembro de 2004.

» Depósito Legal

Português, Brasil

Importação de tecnologias e materiais

Para organizar o novo prédio em construção, Manoel Cícero Peregrino da Silva, então diretor da Biblioteca, passa oito meses nos Estados Unidos e na Europa, visitando grandes bibliotecas públicas, a fim de conhecer as melhores tecnologias e contratar o fornecimento de material ainda inexistente no Brasil.

Português, Brasil

Tipografia e encadernação

São inauguradas ainda no prédio da rua do Passeio, as oficinas tipográfica e de encadernação, que foram depois transferidas para o novo edifício na avenida Central.

Português, Brasil

Melhorias na organização do acervo

São instituídos o Catálogo Coletivo das bibliotecas da cidade, a catalogação cooperativa e a Classificação Decimal Universal (CDU). É lançado o Boletim Bibliográfico, dentro das normas da CDU, que evoluiu para a atual Bibliografia Brasileira.

Português, Brasil

Primeira máquina de escrever

A máquina de escrever é introduzida na Biblioteca, facilitando o trabalho dos funcionários.

Português, Brasil