Projetos institucionais

Os pesquisadores do quadro de servidores da Biblioteca Nacional (BN) desenvolvem estudos históricos e literários sobre os diversos segmentos do acervo da instituição. Estes projetos de pesquisa contribuem para o cumprimento de um dos principais objetivos da BN, que é difundir as informações contidas nas obras sob sua guarda.

Título: Periódicos Literários: publicações efêmeras, memória permanente
Autor: 
Irineu Correa
Resumo: 

O objetivo primeiro desta pesquisa é estudar publicações periódicas que tratam de Literatura, avançando nas investigações a propósito das relações entre aquele modelo de publicação e o campo literário nacional. Entre suas atividades tecnológicas está a indexação de periódicos literários nacionais, com o desenvolvimento de instrumentos de indexação e um banco de dados. A sua inserção como produtora de ações de conservação, produção e divulgação da Cultura e da Memória nacional se afirma na publicação de uma página do projeto no site da BNDigital.

Título: Ex Libris na Coleção de Obras Raras da Fundação Biblioteca Nacional
Autor: 
Rosângela Rocha Von Helde
Resumo: 

O Projeto "Ex Libris na Coleção de Obras Raras da Fundação Biblioteca Nacional" tem como objetivo reunir, identificar e difundir a coleção de ex libris da Divisão de Obras Raras através da publicação de um a obra de referência em papel e digital, colocando-a a disposição dos pesquisadores nacionais e internacionais, cumprindo compromissos firmados pela FBN através do PLANOR.

Título: Dos silenciamentos à visibilidade: gênero, sexualidade e sensibilidades no acervo da Biblioteca Nacional.
Autor: 
Pedro Lapera
Resumo: 

O projeto visa à elaboração de um mapeamento qualitativo de periódicos, imagens, manuscritos e outros materiais do acervo da Biblioteca Nacional sobre questões vinculadas, sobretudo às mulheres e à população LGBT, a partir de alguns pontos:

  1. presença feminina na sociedade colonial e imperial dos séculos XVI ao XIX através de relatos e imagens;
  2. ocupação do espaço público pelas mulheres e pela população LGBT e o reconhecimento destes grupos nas transformações sociais ocorridas ao longo dos séculos XIX e XX;
  3. perseguições e atos de violência perpetrados por agentes do Estado e organizações privadas contra esses grupos;
  4. produção de um regime de visibilidade de corpos através do erotismo em tensão com a pornografia;
  5. valores e normas de conduta na sociedade patriarcal: a construção da masculinidade e da heterossexualidade.
Título: A Coleção “Brazil´s Popular Grups” na Biblioteca Nacional: uma perspectiva histórica (1966-1986)
Autor: 
Rafaella Bettamio
Resumo: 

O projeto visa compreender os elementos e as relações sociopolíticas essenciais para a criação dessa coleção, destacando as peculiaridades do material que a compõe, bem como sua raridade e importância para a memória da ditadura militar brasileira.

Título: Manuscritos biográficos e memorialistas na Divisão de Manuscritos da Fundação Biblioteca Nacional
Autor: 
Jaury Nepomuceno
Resumo: 

O projeto pretende identificar, resgatar, tratar e disponibilizar, em formato digital e acesso livre, as obras manuscritas, de cunho memorialistas e biográficas, existentes na Divisão de Manuscritos da FBN, em domínio público ou licenciadas para publicação pelos herdeiros.

Título: Brasiliana Fotográfica Digital
Autor: 
Joaquim Marçal
Resumo: 

O projeto tem a finalidade de realizar uma análise mais detalhada sobre o acervo iconográfico da Biblioteca Nacional, para que dessa forma se possa dispor de maiores informações sobre o conteúdo das fotografias e assim contribuindo para diversas pesquisas. As fotografias que são objeto da presente pesquisa integrarão o projeto ora em desenvolvimento pela FBN e pelo IMS - Instituto Moreira Salles: Brasiliana Fotográfica.

Título: A xilogravura no Brasil - século XIX
Autor: 
Joaquim Marçal
Resumo: 

O projeto, em seu objetivo geral, visa o levantamento e o estudo dos distintos processos e técnicas de impressão de imagens praticados no Brasil, desde a Impressão Régia, baseando-se na investigação do acervo da Biblioteca Nacional. O projeto pretende ainda, contribuir para a consolidação de uma terminologia em língua portuguesa para o universo da estampa -- envolve exclusivamente a xilogravura – seus usos e sua prática em nosso país, desde os primórdios.