BNDigital completa 10 anos neste dia 4 de abril

Publicado en lunes, 4 de abril de 2016.
Homenagem
BNDigital, acervo digital
Em abril de 2006 a Biblioteca Nacional lançava oficialmente sua Biblioteca Digital, a BNDigital, que reuniu inicialmente o acervo digital proveniente de projetos temáticos de digitalização iniciados em 2001, totalizando cerca de três mil documentos digitais. Atualmente, oferece livre acesso a mais de um milhão e meio de documentos em seus mais variados tipos e suportes onde, além dos livros, fotografias, mapas, manuscritos e periódicos também ocupam lugar de destaque.

cobertura-1525-bndigital-completa-10-anos-neste-dia-4-abril.jpg

Imagem mostra processo de digitalização de gravura do Imperador D. Pedro II. É possível ver a imagem capturada no pequeno visor da câmera.
Imagem mostra processo de digitalização de gravura do Imperador D. Pedro II. É possível ver a imagem capturada no pequeno visor da câmera.

Em 2012 a BNDigital lançou a Hemeroteca Digital Brasileira, o mais importante portal de pesquisa online em periódicos de todo o Brasil. Através da Hemeroteca é possível fazer pesquisas textuais no conteúdo de aproximadamente 13 milhões de páginas em mais de cinco mil veículos – incluindo jornais e revistas digitalizados –, abrangendo todo o período de existência da imprensa no Brasil. A tecnologia adotada na Hemeroteca permite a busca por palavra ou expressões de maneira simples e rápida, trazendo facilidade e dinamismo às consultas.

Ao completar dez anos de funcionamento a BNDigital se consolidou como a maior biblioteca digital do país: possui mais de um milhão e meio de obras disponíveis para consulta e soma mais de quinhentos mil acessos por mês.

Além de disponibilizar seu acervo através de seu portal, a BNDigital também está presente nas mais importantes iniciativas de consórcios de bibliotecas digitais do mundo, como a World Digital Library, a Biblioteca Digital do Patrimônio Ibero Americano e a Biblioteca Digital Luso-Brasileira.

Visão e Missão

A BNDigital tem como objetivos principais preservar a memória cultural e proporcionar o amplo acesso às informações contidas em seu acervo, além de se constituir em fonte de excelência para informação e pesquisa, no país e no exterior. A BNDigital procura representar em seu acervo, toda a diversidade e riqueza da coleção da Biblioteca Nacional, trabalhando em conjunto com as curadorias do acervo para priorizar as obras mais importantes e as mais consultadas. 

Seu acervo é constituído prioritariamente por obras em domínio público ou que possuam autorização para disponibilização por parte dos titulares do direito autoral.

Um dos seus principais programas é a Rede da Memória Virtual – RMV, que ao apoiar e viabilizar a disponibilização dos acervos de instituições parceiras, relativos à cultura brasileira, ajuda a disseminar e ampliar a memória armazenada nas diversas coleções espalhadas pelo país. Através da RMV, o internauta pode navegar por acervos das mais importantes instituições memoriais do país, tendo acesso também às fontes primárias que contribuem para a nossa historiografia.

Preservação e Acesso

No portal da BNDigital, o internauta encontra além do catálogo das obras digitalizadas, artigos, dossiês e exposições virtuais que ajudam a compreender a grandiosidade do acervo da Biblioteca Nacional e a responsabilidade institucional em preservá-lo e disponibilizá-lo aos cidadãos brasileiros.

O acesso ao acervo da BNDigital é amplo e irrestrito, sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia. Todo o acervo pode ser consultado gratuitamente, sendo sua usabilidade, portabilidade e escalabilidade garantidas pelas tecnologias em constante atualização.

Seu Laboratório de Digitalização é considerado o maior e mais bem equipado da América Latina, a qualidade dos arquivos digitais nele produzidos, somada à segurança de seu armazenamento em Data Center próprio certificado dentro de padrões internacionais, garantem sua perene preservação digital.

Principais Parceiros

  • Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES
  • Caixa Econômica Federal - CEF
  • Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP
  • Fundação Getty
  • Rede Nacional de Pesquisas – RNP
Profissional da Biblioteca Nacional utiliza equipamento especial para captura de gravura. É interessante notar os recursos de iluminação disponíveis no Laboratório de Digitalização.
Otavio Alexandre de Oliveira, responsável pelo Laboratório e a equipe da Biblioteca Nacional envolvida no processo de digitalização do acervo.
Profissional trabalha no Laboratório de Digitalização da Biblioteca Nacional.
Profissional no Laboratório de Digitalização da Biblioteca Nacional.
Equipe trabalha no Laboratório de Digitalização da Biblioteca Nacional