Programa de Residência de Tradutores Estrangeiros no Brasil edição 2016

Período: 
19/7/2016 a 2/9/2016
Número do edital: 
001

O Programa de Residência de Tradutores Estrangeiros no Brasil, que visa difundir a cultura e a literatura brasileiras no exterior, por meio da concessão de bolsas a tradutores estrangeiros para apoiar o custeio de períodos de residência no Brasil.

As bolsas destinam-se a tradutores profissionais estrangeiros que estejam traduzindo do português para qualquer outro idioma uma obra literária brasileira, publicada previamente no Brasil, e que já possuam um contrato editorial para a tradução.

Durante a residência cada tradutor participará de uma programação desenvolvida a partir do projeto de tradução e elaborada pela FBN em parceria com centros de estudos de tradução, universidades e instituições culturais. A agenda poderá incluir a participação em debates com autores, tradutores e outros interlocutores, participação em oficinas de tradução e visitas a instituições culturais.

As bolsas concedidas pelo Programa deverão cobrir, parcial ou totalmente, as despesas necessárias para permanência do tradutor no Brasil durante um período de 15 a 30 dias, entre 17 de outubro e 20 de dezembro de 2016.

Atualização de 2 de dezembro

Relação final dos tradutores selecionados, em "Resultados +", abaixo.

Atualização de 22 de setembro

A Fundação Biblioteca Nacional divulga o resultado da seleção do Edital de do Programa de Residência de Tradutores Estrangeiros no Brasil. Confira a classificação abaixo, em "Resultados +".

Atualização de 9 de setembro

A Fundação Biblioteca Nacional divulga hoje o resultado final da Fase de Habilitação das inscrições recebidas para Reunião de Avaliação do Edital do Programa de Residência de Tradutores Estrangeiros no Brasil.

Todas as 14 inscrições enviadas inicialmente foram habilitadas.

Atualização de 5 de setembro

A Fundação Biblioteca Nacional divulga hoje o resultado preliminar da Fase de Habilitação das inscrições recebidas para Reunião de Avaliação do Edital do Programa de Residência de Tradutores Estrangeiros no Brasil.

Do total de 14 inscrições enviadas por tradutores estrangeiros, 12 foram habilitadas para avaliação. Os tradutores cujas inscrições foram inabilitadas podem enviar seus pedidos de reconsideração até as 23h59 do dia 7 de setembro.

Arquivos