VI Ciclo de Palestras Sobre Acervos Raros e Especiais

quinta-feira, 19 de agosto de 2021.
Notícia
Fundação Biblioteca nacional, FBN, PLANOR
O VI Ciclo de Palestras Sobre Acervos Raros e Especiais realizado pelo Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras (PLANOR), traz para esta edição uma temática de extrema relevância no âmbito da gestão e preservação de acervos patrimoniais.

A palestra “Uma luz nas salas escuras – O legado prevencionista da pandemia da Covid-19 para a gestão e preservação do patrimônio cultural”, será ministrada pela servidora da Fundação Biblioteca Nacional Gilvânia Faria de Lima,  conservadora-restauradora de acervos bibliográficos, documentais e artísticos. Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais (FGV - CPDOC) com ênfase da pesquisa em conservação preventiva, preservação, exposição e memória de obras de arte sobre papel.  Chefe da Seção de Conservação da Coordenadoria de Preservação da Fundação Biblioteca Nacional desde 2010, onde é servidora pública desde 2008. Integrante da Câmara Técnica de Preservação de Documentos (Grupo de Segurança) do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ (de maio de 2017 a dezembro de 2019). Atua na gestão de políticas de preservação de acervos, na execução e supervisão de procedimentos técnicos de conservação de acervos, no desenvolvimento de programas de treinamento em conservação de acervos para profissionais do Brasil e do exterior e em consultorias com emissão de parecer técnico de conservação de acervo para instituições detentoras de acervos bibliográficos e documentais.

Data: 02/09/2021

Horário: 17h às 18h

Inscrições: 19 a 30/08/2021 no site: https://www.even3.com.br/VIciclopalestrasplanor/

Evento gratuito com certificação

Transmissão pelo Canal da FBN no YouTube

 

Ementa

A palestra apresenta considerações a respeito dos procedimentos de gestão e preservação de acervo executados no contexto da pandemia da Covid-19 e revela como uma cultura prevencionista colabora para a eficácia e sustentabilidade dos processos internos desenvolvidos por instituições que custodiam acervos patrimoniais.