Lives da BN | 200 da Independência

sexta-feira, 25 de setembro de 2020.
Notícia
Fundação Biblioteca nacional, Secult, Lives, Lives da BN, 200 da Independência, o Livro de artista na BN
O livro se perpetuou ao longo da história como instrumento para armazenar informação. O livro de artista surgiu como um movimento de ruptura não só da função do livro, mas da forma de fazer e tornar pública a arte. Mas o que causou essa ruptura? Em que momento ocorreu? Quais os desdobramentos desse novo tipo de fazer artístico no acervo da Biblioteca Nacional do Brasil?

A Fundação Biblioteca Nacional convida:

Lives da BN | O livro de artista na Biblioteca Nacional

Quinta-feira, 01 de outubro às 17h

Andréa Barboza (Iconografia, CCSL/FBN)

Milena Viana (Depósito Legal, CPP/FBN)

Moderador:

Luiz Ramiro (CPE/FBN)

Conteúdo:

- O livro de artista na BN

- Conceito de livro artista

- Tipos de livros de artista

- Exemplos de livros de artista na BN

- Depósito Legal da BN e os livros de artista

- Projeto de captação de livro de artista

- Exemplos de livros de artista captados pelo projeto

Andréa Barboza, servidora da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) lotada na Seção de Iconografia, Bibliotecária formada pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio De Janeiro (UNIRIO) com dissertação sobre o tema livro de artista. Foi professora temporária na FURG e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É membro do Grupo de Trabalho em Representação Descritiva (GTRD) da FBN em que auxilia na elaboração de manuais de catalogação. É membro da Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte do Rio de Janeiro (REDARTE/RJ).

Milena Viana, Chefe-substituta da Divisão de Depósito Legal da Fundação Biblioteca Nacional (FBN). Administradora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) –  abordou no TCC o marketing para a Administração Pública –  Produtora Editorial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduada em Marketing pela Escola Politécnica da UFRJ. Desde 2006 é servidora da FBN, pela qual participou de feiras do livro nacionais e internacionais e trabalhou no aprimoramento do Programa de Apoio à Tradução de Autores Brasileiros no Exterior; atua no desenvolvimento de coleções para o acervo da instituição, por meio da divulgação do Depósito Legal e da captação de publicações.

 

Fundação Biblioteca Nacional

Secretaria Especial da Cultura

Ministério do Turismo

Governo Federal

 

Acesse o canal do Youtube da FBN para acompanhar esse e outros eventos:

www.youtube.com/c/FundacaoBibliotecaNacional