200 da Independência

terça-feira, 11 de agosto de 2020.
Notícia
Lives, LivesdaBN, 200DaIndependência, Fundação Biblioteca nacional
O programa 200 da Independência são Lives da Fundação Biblioteca Nacional que fazem parte do programa de ações para o Bicentenário da Independência do Brasil, a ser comemorada especialmente em 2022. Essas lives são eventos ao vivo, produzidos na Internet e que entraram no cotidiano das pessoas particularmente ao longo da quarentena. O objetivo dessas nossas “conversas” sobre acervo, temas, personagens e pesquisas em torno da Independência pretendem provocar o público leitor, os estudantes, os pesquisadores e a sociedade como um todo sobre a formação e afirmação do Brasil enquanto nação independente.

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) é uma das instituições-chave à construção desse Brasil Independente, é de fato uma “instituição de estado”, que atua de forma principal na guarda da memória nacional, através do esmero com que atua na preservação, na atenção ao público profissional e visitante, e na produção de pesquisa e difusão do conhecimento.

Situada em prédio histórico no centro do Rio de Janeiro, a Biblioteca Nacional está entre as maiores e mais importantes bibliotecas do mundo, celeiro de preciosidades da cultura nacional e mundial.

Além da presença física imponente, e de diversas ações de cooperação dentro e fora do Brasil, a FBN está em todas as partes a todo momento através de seu conteúdo digital, acessível na BNDigital. Trata-se de um acervo com mais de 11 milhões de itens.

O programa se soma ao intuito de envolvimento da Biblioteca Nacional com o público, abrindo suas portas a todos e debatendo assuntos centrais à história e memória do país. A série “200 da Independência” é transmitida pelo canal do Youtube da FBN e divulgadas nas redes sociais da instituição.

O formato desse programa compreende uma conversa com especialistas no assunto, desde aquilo que compreende o acervo e a memória institucional sobre assuntos da Independência do Brasil, até a recepção de convidados para tratarem de pesquisas e produções literárias concernentes ao assunto.

Um apresentador da FBN receberá dois, três ou até mais convidados com o intuito de conduzir um bate-papo sobre determinado assunto previamente agendado, cuja duração que previamente poderá variar de 40 a 60 minutos.

Os espectadores podem participar através do chat aberto no canal do Youtube, com perguntas e comentários. Ao final é reservado um tempo para leitura e resposta.

Assista as lives realizadas nos dias:

20/ago. - Possibilidades de Pesquisa da BNDigital sobre o Bicentenário

Mediador: Luiz Ramiro Jr. (CPE/FBN)

Apresentadores: Jorge Teles (CPE/FBN)

Joaquim Marçal F. de Andrade (BNDigital/CPP/FBN)

Vinícius Martins (BNDigital/CPP/FBN)

Link para a live: https://www.youtube.com/watch?v=G1RU-viFLsQ

27/ago. - A Coleção Conde de Linhares da Biblioteca Nacional

Mediador: Luiz Ramiro Jr. (CPE/FBN)

Apresentadores: Irineu Corrêa (CPE/FBN)

Thiago Alves Dias (Ex-PNAP/FBN e Professor, UPE)

Link para a live: https://www.youtube.com/watch?v=9PkveEJSR_g

 

Próximo episódio:
Quinta-feira, às 5 da tarde:

03/set. - A Coleção Araujense, a obra do Conde da Barca na Biblioteca Nacional

Mediadores: Luiz Ramiro Jr. (CPE/FBN)

 Jorge Teles (CPE/FBN)

Apresentadoras: Cecília Costa Junqueira (Doutora em História, UFRJ)

Rosana Lanzelotte (Doutora em Ciências e fundadora do Música Brasilis)

Ao vivo no canal da FBN no Youtube:
https://www.youtube.com/c/FundaçãoBibliotecaNacional

Lives da BN - 200 da Independência