Eventos comemorativos de âmbito internacional / Dia Mundial dos Oceanos

segunda-feira, 8 de junho de 2020.
Notícia
Dia mundial dos oceanos, World oceans day, Fundação Biblioteca nacional
O Dia Mundial dos Oceanos foi proposto em 8 de junho de 1992 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a ECO-92. Inspirado no Dia da Terra, celebrado em 22 de abril desde o ano de 1970, o Dia Mundial dos Oceanos foi proposto por uma equipe canadense formada por membros do International Centre for OceanDevelopment e do OceanInstituteof Canada. A proposta tinha por objetivo colocar os oceanos no centro das discussões científicas e políticas intergovernamentais relacionadas ao aquecimento global e às mudanças climáticas.

Formalmente reconhecido pela Organização das Nações Unidas em 2008, o Dia Mundial dos Oceanos é um movimento social global empenhado em aumentar nossa consciência sobre a necessidade de proteger a biodiversidade marinha e os habitats costeiros. Além disso, estimular o engajamento e o trabalho coletivos, de líderes políticos, cientistas e sociedade civil, para a preservação dos oceanos, bens comuns globais.

Em 2020 o tema é Inovação para um Oceano Sustentável, que propõe unir esforços em torno de soluções tecnológicas inovadoras para a preservação dos oceanos e das comunidades diretamente dependentes deles. Este tema abrirá caminho para a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), cujo objetivo é desenvolver uma ciência global de longo prazo que garanta a estabilidade de todo o ecossistema oceânico, da qual depende a sobrevivência humana.

(Seção de Iconografia)

Acesse