28 de maio, dia internacional do brincar!

sábado, 6 de junho de 2020.
Notícia
brincadeiras, crianças, lazer, Fundação Biblioteca nacional
Em meio ao isolamento social, muitos responsáveis estão inventando e reinventando brincadeiras, jogos e atividades lúdicas, que são fontes de distração, lazer e aprendizado para as crianças. Neste contexto de brincadeiras, o Dia Internacional do Brincar foi criado durante a 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, no ano de 1999, por iniciativa de Freda Kim, presidente da InternationalToy Library Association, ITLA. No ano 2000 a data foi comemorada pela primeira vez e ingressou no calendário do Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF. O dia 28 de maio foi eleito por ser a data de aniversário da ITLA e, atualmente, o Brasil e mais de 40 países comemoram o dia.

Este dia evidencia que o brincar é um direito assegurado pelo artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas. E também está previsto no artigo 227 da Constituição Federal de 1988 que assegura os direitos das crianças e adolescentes, em destaque aqui, para o direito ao lazer e cultura. O intuito do dia é incentivar as brincadeiras, o tempo de qualidade gastos nela e o envolvimento dos familiares com as crianças, considerando, que as atividades auxiliam no desenvolvimento físico, motor, emocional, social e cognitivo dos participantes.

Em recordação ao dia trazemos o jogo, “Com tinta e tesoura”, integrante do acervo da Biblioteca Nacional, que é conhecido por muitos brasileiros e foi utilizado por várias gerações. O brinquedo publicado pela Companhia Melhoramentos de São Paulo, com data provável para 1938, é um jogo de montar, recortar e pintar, na composição de objetos e ambientes como: escola, casa, sala de aula, dormitório, mesa e cadeiras. Segundo Eunice Campos, autora do jogo: “Pelo brinquedo do recorte e construção, a criança aprende a observar e exercitar as funções mentais, contribuindo também para a educação da mão e da vista.”.

Através do link abaixo é possível baixar jogos, relembrar o passado ou apresentar uma nova opção de brincadeira as crianças, aproveitem!

Com tinta e tesoura: série 2

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon1...

O teatro – Jogo de montar, como uma peça, a história da Branca de Neve e os Sete Anões

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon1...

O Aquário – Jogo de montar

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon1...

Sítio da Fortaleza nº1 – Jogo de tabuleiro

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon1...