09 de Junho – Dia Internacional dos Arquivos

terça-feira, 9 de junho de 2020.
Notícia
Dia Internacional dos Arquivos, Arquivos, Fundação Biblioteca nacional
A Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (CIA) em 2007, instituiu o Dia Internacional dos Arquivos. A data foi escolhida em função da criação do CIA em 1948. A palavra arquivo tem origem grega: “ta arkheia” (registros públicos) ou “arkheion” (governo municipal). A Arquivologia é a ciência responsável pelo estudo dos arquivos.

cobertura-6530-09-junho-dia-internacional-arquivos.jpg

Guia de Coleções da Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional.
Guia de Coleções da Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional.

O papel e a importância dos arquivos para a sociedade vem aumentando ao longo do tempo. De início, como guardiões de registros de natureza probatória, passaram a ter papel importante para o controle administrativo dos Estados que surgiam no fim da Idade Média. Posteriormente passaram a interessar como fontes para pesquisas no campo da História e Ciências Sociais. Atualmente se constituem como ferramentas para a construção de identidade e cidadania.  A data enaltece a importância dos arquivos para a preservação da memória social e a atuação dos arquivistas nas instituições e na sociedade, dando visibilidade e reconhecimento ao seu trabalho.
No Brasil, o Arquivo Nacional é a principal instituição na gestão arquivística e promove a Semana Nacional de Arquivos, com eventos para aproximar diferentes instituições da sociedade e divulgar seus trabalhos. Em 2020, ocorre de 8 a 14 de junho, com o tema “Empoderando a sociedade do conhecimento”.
A Biblioteca Nacional possui um precioso acervo arquivístico, que pode ser consultado na Divisão de Manuscritos. Conheça o Guia de Coleções da Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional.
https://www.bn.gov.br/sites/default/files/documentos/miscelanea/2019/20190312_guia-4980.pdf