Woodstock no Brasil?

sexta-feira, 8 de maio de 2020.
Notícia
Woodstock, Festival de Aguas Claras, Rock, Disco de vinil, Fundação Biblioteca nacional
Assim como aconteceu nos Estados Unidos, por cá também tivemos algo semelhante. Sim, um Woodstock tupiniquim realizado nos mesmos moldes do festival americano, claro, guardadas as devidas proporções. O 1º Festival de Aguas Claras foi realizado em Iacanga (Sp) nos dias 17, 18 e 19 de janeiro de 1975, na fazenda Santa Virgínia, de propriedade de António Cchocchin, organizado pelo seu próprio filho -Antonio Cchocchin jr, o popular Leivinha, que 'vislumbrou' um evento semelhante ao acontecido em Woodstock, com grande impacto na cultura brasileira, exatamente como aconteceu nos Estados Unidos e consequentemente em toda a cultura ocidental.

cobertura-6408-woodstock-brasil.png

Festival de Águas Claras (Manchete - RJ)
Festival de Águas Claras (Manchete - RJ)

Com uma estrutura razoável para a época, a area de 30 hectares estava localizada perto de um riacho e contava com 50 banheiros, além de comida e bebida. 3 dias de paz, amor e muito rock and roll mexeram de forma profunda com a pacata cidade. A estimativa de pessoas presentes foi de 15 mil pessoas. Problemas? Claro... 2 jovens morreram atropelados porque dormiram na estrada e, por isso, tiveram esse fim trágico. Além disso, algumas overdoses, picadas de escorpiões, mas nada que manchasse a realização do festival.

Nomes ressonantes e desconhecidos da cena rock daquela época foram anunciados, mas nem todos compareceram ficando o destaque do festival para bandas como o power trio Som Nosso de Cada Dia, Terreno Baldio, o festejado A Chave, Rock da Mortalha, Moto Perpétuo (de onde sairia Guilherme Arantes) e, fechando o festival a banda progressiva O Terço (de onde sairiam Flavio Venturini e Sergio Magrão para formarem o 14 Bis e posteriormente Venturini em carreira solo) que apresentaram ao publico o projeto Criaturas da Noite, posteriormente gravado no bom e velho vinil.

Convidados ausentes: Mutantes, Jorge Mautner, Erasmo Carlos, Valter Franco, Rita Lee...

( José Augusto Gonçalves)