Há 202 anos, D. João VI criava Nova Friburgo

sábado, 16 de maio de 2020.
Notícia
Morro Queimado, Nova Friburgo, Suiça no Brasil, Cantagalo, 1818, Fundação Biblioteca nacional
No dia 16 de maio de 1818, D. João VI, o recém coroado rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, ansioso por desenvolver a agricultura e intensificar a colonização no interior do Brasil, assinou um decreto em que autorizava o agente do Cantão de Friburg, na Suiça, estabelecer uma colônia de cem famílias na antiga Fazenda do Morro Queimado, no alto da serra. Acreditava-se que o clima da região seria mais favorável para os imigrantes suíços apesar do terreno escolhido não ser o mais apropriado para a agricultura. A sede da colônia recebeu o nome de Nova Friburgo em função da procedência dos seus primeiros colonizadores.

cobertura-6432-ha-202-anos-d.joao-vi-criava-nova-friburgo.jpg

A gravura do texto faz parte do álbum Souvenirs de Rio de Janeiro
A gravura do texto faz parte do álbum Souvenirs de Rio de Janeiro

O grupo de suíços acometidos pela fome em sua região, no início do século XIX, acreditava que a vinda para o Brasil era uma opção por dias melhores e mais fartos. D. João VI ofereceu inicialmente para cerca de cem famílias, lotes e sementes para o plantio na região Serrana do Rio, mas especificamente, na antiga vila de São Pedro de Cantagalo, pouco acima do rio Macacu. Partiram de suas terras muito mais imigrantes suíços do que fora combinado e muitos desses perderam a sua vida ainda no trajeto.
No entanto, ao chegarem às terras se depararam com vales pantanosos e terrenos íngremes que eram impróprios para o cultivo de café e por isso foi necessário a transferência para outros lotes que tinham ficado na reserva por serem menores. Apesar de produzirem outros gêneros alimentícios e praticarem a criação de gado, a região não prosperou como o esperado, já que muitos preferiram migrar para a área vizinha de Cantagalo, que possuía uma forte produção cafeeira e que, até meados de 1829, continuou atraindo outras centenas de imigrantes.   
O cultivo do café foi à primeira atividade econômica de Nova Friburgo que se desenvolveu a partir de Cantagalo. Inicialmente, foi praticada pelos imigrantes portugueses que trouxeram os escravos africanos para trabalhar tanto na lavoura quando nos serviços caseiros. A produção de inúmeras variedades de frutas, legumes, verduras e até flores foi que transformou a cidade em referência estadual da agroindústria.
Atualmente, comemorando 202 anos, a cidade detém o título de maior produtora de morango, couve-flor e flores de corte do estado, e ainda destacam-se as culturas de tomate, inhame, truta, oleiriculturas, entre outros no cenário nacional. Há evidências culturais de quilombos formados por negros e suas famílias, foragidos das fazendas de Cantagalo e da Baixada Fluminense nos distritos de Lumiar, Benfica e em São Pedro da Serra.

A gravura do texto faz parte do álbum Souvenirs de Rio de Janeiro que possui um total de nove gravuras a água-tinta do suiço Johann Jakob Steinmann (1800-1844). Em 1825, ainda jovem, foi contratado pelo governo brasileiro com a missão de criar uma oficina litográfica na escola de impressão da Academia Militar. Em 1833, depois de voltar para a Europa, publicou o seu próprio álbum. Pode ser consultado na íntegra na BN Digital através do link:
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon35707/icon35707.pdf
Imagem da gravura de Nova Friburgo, Colônia Suissa - ao Morro do Queimado, feita no ano de 1934, pelo desenhista Johann Steinmann (1800-1844) e pelo gravador Friedrich Salathé (1793-1860), com técnica expressiva água-tinta que permite obter manchas com variações tonais. A gravura pertence à Seção da Iconografia da Biblioteca Nacional. http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon35707/icon35707_06.jpg
Imagem da gravura do Morro Queimado [Colonie Suisse: Nouvelle Frybourg] em litografia com contribuição de L’Honoré Rietsch, século XIX, no link abaixo:
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon1416927/icon1416927.jpg