Há 394 anos, no mês de abril, morria o filósofo, político e cientista Francis Bacon.

sábado, 11 de abril de 2020.
Notícia
Francis Bacon
O filósofo inglês, nascido em 1561, em uma família nobre, estudou Direito na Universidade de Cambridge e ocupou cargos políticos na sociedade inglesa, como conselheiro, procurador geral e chanceler. Além da atuação jurídica e política Bacon dedicou-se à ciência, desenvolvendo teorias e experiências.

Bacon é indicado como um dos pais da ciência moderna, pois desenvolveu investigações relacionadas à metodologia científica, experiências empíricas com base em análises da natureza e elaborou uma classificação das ciências. Baseado na rigorosa análise dos fenômenos naturais, Bacon criou a Teoria dos ídolos, método indutivo para combater falsas noções e maus hábitos mentais. O filósofo também produziu escritos, ensaios e esteve envolvido em atividades científicas até a sua morte, ocasionada por uma bronquite severa.

A gravura, pertencente ao acervo da Divisão de Iconografia retrata Francis Bancon (n. 8) e outros filófosos como 1. Boccace, Italien. 2. Newton, Anglais. 3. Gessner, Allemand. 4. Lopex, Espagnol. 5. D.d Hume, Anglais. 6. Machiavel, Italien. 7. Linné, Suédois. A imagem está disponível no link abaixo.

Acesse