Há 125 anos, foi jogada a primeira partida de futebol no Brasil

terça-feira, 14 de abril de 2020.
Notícia
Acontecia em 14 de abril de 1895, em São Paulo, a primeira partida de futebol no país em que se tornaria um de seus maiores símbolos. O jogo aconteceu na Várzea do Carmo, no Brás, entre dois times de funcionários: Companhia de Gás de São Paulo (São Paulo Gaz Company) 2 x 4 Companhia Ferroviária de São Paulo (São Paulo Railway Company).

Essa foi a primeira partida oficial disputada no país. Charles Miller, então funcionário da São Paulo Railway Company, é considerado o introdutor do esporte no Brasil. Quando criança, foi para Inglaterra estudar e praticar esportes como futebol, rugby e críquete. Voltou em 1984 e como funcionário da São Paulo Railway Company começou a organizar jogos.

Além da carreira tradicional na companhia ferroviária, desempenhou outros trabalhos como funcionário da Coroa Britânica, mas foi por sua carreira no futebol que gravou seu nome na história do Brasil. Atuando como jogador, árbitro e dirigente foi um dos maiores estusiastas do esporte no país. Charles Miller foi também fundamental na organização da equipe do São Paulo Athetic Club, que participaria da primeira liga do esporte no país, a Liga Paulista de Futebol.

Vale ressaltar que há na historiografia contestação do papel de pioneirismo de Charles Miller na implementação do futebol no Brasil, uma vez que o esporte já seria praticado antes de forma recreativa, a velha pelada. Contudo, é incontestável seu o papel na estruturação e na prática organizada do futebol como esporte.

A ilustração é uma litografia de 1912, que traz os uniformes dos clubes filiados à Liga Paulista de Futebol, a primeira do Brasil. No folder, imagens dos uniformes do Club Athletico Paulistano, Sport Club Americano, S. Paulo Athletic Club, Associação Athletica Palmeiras, Sport Club Germania e Sport Club Internacional.

Em 14 de abril também é comemorada outra efeméride do mundo futebolístico: a fundação do Santos Futebol Clube em 1912.

Acesse