O escotismo, sob as bençãos de São Jorge e da flor-de-lis

sexta-feira, 24 de abril de 2020.
Notícia
Escotismo, Escoteiro, Movimento
O Escotismo foi um movimento fundado em 1907 por Robert Baden-Powell. A palavra “escoteiro” deriva do inglês “scout”, que significa “explorador”, responsável por abrir um caminho por onde outros passarão.

cobertura-6349-escotismo-sob-bencaos-sao-jorge-flor-lis.jpg

O Pequeno Architecto : O Escoteiro, Nº 7. São Paulo, SP
O Pequeno Architecto : O Escoteiro, Nº 7. São Paulo, SP

Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (1857-1841), fundador do Movimento Escoteiro, foi escritor e importante militar britânico, considerado herói de guerra nacional. Possuía espírito destemido, era aventureiro e explorador. Em 1910, pediu demissão do Exército para se dedicar exclusivamente ao Escotismo. Casou-se em 1912 com Olave St. Clair Soames; na época ele tinha 55 anos e Olave, 23 anos. Em 1929, recebeu do Rei Jorge V o título de Barão, passando a ser chamado Lord Baden-Powell of Gilwell. Mas será sempre lembrado como “Escoteiro-Chefe-Mundial”.

Em 1907, Robert Baden-Powell realizou o primeiro acampamento com um grupo de 20 meninos e rapazes, onde pôs em prática seus ensinamentos sobre vida em equipe e atividades ao ar livre. Foi o marco inicial do Movimento Escoteiro: acampamentos, fogueiras, jogos, explorações, observação e dedução, primeiros socorros, respeito à natureza, boas ações. No ano seguinte, escreveu e ilustrou uma série de guias para os “Boy Scouts” (rapazes exploradores), que deu origem ao primeiro Manual do Escoteiro.

No início, o escotismo era destinado apenas aos rapazes, mas em 1909 Baden-Powell criou com sua irmã Agnes Smith Baden-Powel o movimento das “Girl Guides” (Bandeirantes), destinado às meninas e moças. Mais tarde, sua esposa Lady Olave Baden-Powell tornou-se Chefe-Mundial das Guias.

Baden-Powell escolheu São Jorge como padroeiro dos escoteiros, considerado por ele um bravo santo guerreiro. Então, em 23 de abril, Dia de São Jorge, é também comemorado o Dia Mundial do Escoteiro. A flor-de-lis foi escolhida como insígnia para representar o escotismo.

Baden-Powell trouxe suas habilidades e experiência militar para o escotismo. Aproveitou os elementos positivos e técnicas úteis para o desenvolvimento dos jovens sem a rigidez militar, através da recreação.

A Lei Escoteira, idealizada por Baden-Powell, não estabelece ordens proibitivas. Aborda conceitos como honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito, proteção da natureza, responsabilidade, obediência, disciplina, coragem, ânimo, bom-senso, autoconfiança. O aprendizado pela prática e a vida em equipe são as bases do Movimento Escoteiro. Seu lema é: “Sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação”.

No final de sua vida, Baden-Powell escreveu uma carta de despedida aos escoteiros; eis um trecho dela: “Um passo na direção da felicidade é o de tornar-se saudável e forte enquanto se ainda é jovem, de sorte que possa vir a ser útil e aproveitar a vida quando for homem. O estudo da natureza mostrará a vocês quão repleto de coisas belas e maravilhosas Deus fez o mundo para vocês aproveitarem. Alegrem-se com o que receberam e façam bom proveito disso. Olhem para o lado bom das coisas, ao invés do lado ruim delas. Contudo, a melhor maneira de obter felicidade é proporcionar felicidade a outras pessoas. Tentem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram (...)”

O Movimento Escoteiro chegou ao Brasil em 1910 e logo se espalhou por todo o país. Foi fundada no Rio de Janeiro a primeira associação, chamada de Centro de Boys Scouts do Brasil.

“O Escoteiro, N. 7”, publicação com figuras em cromolitografia para recortar e montar, faz parte da série “O pequeno architecto”, lançada pela Melhoramentos na década de 1930. A Companhia Melhoramentos de São Paulo foi fundada no final do século XIX por Antônio Proost Rodovalho. Em 1920 a companhia foi adquirida pelos irmãos Otto e Alfried Weiszflog. Até os dias de hoje é uma editora basicamente voltada para o público infantil.

O Pequeno Architecto : O Escoteiro, Nº 7. São Paulo, SP : Comp. Melhoramentos : Weiszflog Irmãos, [1931?]. 1 jogo (1 portafólio, 5 f.) cromolitografia.

A Bilbioteca Nacional possui um disco gravado em 1955 com o Hino dos Escoteiros do Brasil: “Alerta” (Rataplan do Arrebol), de autoria de Benvenuto Cellini dos Santos. É interpretado por Stellinha Egg acompanhada de coro e banda.

Santos, Benvenuto Cellini dos. Alerta (Hino dos escoteiros do Brasil). [1955]. RCA Victor. Stellinha Egg (Intérprete) com orquestra e côro.