Brasília, a nova capital do Brasil

terça-feira, 21 de abril de 2020.
Notícia
Brasília
O dia 21 de abril marca a inauguração de uma nova fase na história brasileira. Há 60 anos, foi inaugurada Brasília, para onde seria transferida a capital do Brasil. Cidade erguida no chamado Planalto Central, em Goiás, e inspirada em um antigo projeto imperial de interiorização da sede administrativa do país, teve suas obras iniciadas durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960).

cobertura-6338-brasilia-nova-capital-brasil.jpg

Revista: “Môço… eu fiz essa cidade
Revista: “Môço… eu fiz essa cidade

Com concepção arquitetônica e urbanística de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, a conclusão das obras e a consequente transferência da capital, que era no Rio de Janeiro, para Brasília se deu em 1960. Contudo, ainda hoje há muita polêmica sobre essa mudança e sobre que lugar o Rio de Janeiro ocuparia dali em diante, como aponta a revista Vida Carioca, de 1960,  “O Rio será sempre o Rio de Janeiro. O Estado da Guanabara será sempre a maravilhosa cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro”.

Brasília, “a cidade que nasceu com alma de cimento e poeira” como apresentada por A Cigarra, em 1962, fruto de uma escolha e de um desejo de mudança, hoje segue crescendo e firmando-se como um marco na nossa história.

A data firmada para a inauguração coincide com o dia dedicado a Tiradentes, considerado mártir da Independência do Brasil, seria uma referência ao desejo de construir uma nova nação, como a frase de uma publicidade na Brasil Revista: “Môço… eu fiz essa cidade!”

(Raquel França dos Santos Ferreira)