21 de setembro - Dia da Árvore

quarta-feira, 21 de setembro de 2016.
Data histórica
No Brasil, o Dia da Árvore é comemorado na véspera da primavera, dia 21 de setembro. Apesar de ainda ser comemorado nos dias de hoje, o Dia da Árvore foi substituído pela Festa Anual das Árvores, instituída pelo decreto federal 55.795, de 24 de Fevereiro de 1965.

De acordo com o artigo 2º desse mesmo decreto, a Festa Anual das Árvores tem como objetivo "difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da Pátria e no bem-estar dos cidadãos."

Para lembrar a data e sua importância, a Biblioteca Nacional disponibiliza imagens de algumas árvores brasileiras retratadas em propagandas utilizadas por um laboratório farmacêutico. A coleção original, composta por 9 folhetos, cujos textos são atribuídos a Eurico Santos (1883), era oferecida pelo laboratório aos médicos e ao público em geral como forma de divulgação de seus produtos, e está disponível para consulta no Acervo de Iconografia da Biblioteca Nacional.

Além da coleção, para enfatizar a importância das árvores e da preservação do meio ambiente, a BN disponibiliza para download o "Album pittoresco do Rio de Janeiro: doze vistas brasileiras escolhidas" (Sec. XIX),  Schutz, Jan Frederik.

Dia da Árvore
Dia da Árvore
Dia da Árvore