FBN I Seminário Internacional “Resgate da Arte dos Vitrais” – Cerimônia de abertura

quinta-feira, 13 de novembro de 2014.
Evento
Evento, seminário, Projeto Cultural Bicentenário
O Seminário Internacional “Resgate da Arte dos Vitrais” teve cerimônia de abertura na última quarta-feira, 12 de novembro, no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional. O evento é organizado pelo Mestrado Profissional de Projeto e Patrimônio – PRONARQ, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com o apoio da Fundação Biblioteca Nacional.

Participaram da abertura representantes do PRONARQ/ UFRJ; da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ; da Presidência da Biblioteca Nacional; do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural –INEPAC; do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

A coordenadora do PRONARQ/ UFRJ Rosina Trevisan, comentou sobre a importância da parceria com a Biblioteca. “Para nós, foi extremamente importante a parceria com a Biblioteca Nacional em todos os sentidos. Muito importante relacionar a academia ao cotidiano da Biblioteca”, disse a coordenadora.

Já o Arquiteto da Biblioteca Nacional, Luís Antônio de Souza, afirmou que o evento está acontecendo no momento certo, devido ao Projeto Cultural Bicentenário, que está restaurando a cobertura da claraboia e dos vitrais. “É uma oportunidade única de justamente unir essa prática da restauração que estamos exercitando com esse debate teórico e acadêmico”, concluiu o arquiteto.

O Seminário tem como objetivo promover o conhecimento e a valorização do acervo carioca de vitrais, assim como a discussão sobre a necessidade da qualificação das ações de conservação, manutenção e restauro em vitrais de interesse cultural. O evento vai até o dia 14 de novembro, no Auditório Machado de Assis, na Rua México s/nº (entrada pelo jardim), Centro.

Participantes da mesa de abertura
Plateia na abertura do evento