Guia Musical dos Periódicos da Fundação Biblioteca Nacional (1842-1922), de Alberto Pacheco

Data: 
10/06/2021
O Guia Musical reúne mais de dois mil títulos de composições musicais; 1.672 deles encontram-se disponíveis on-line na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, distribuídos em diferentes tipos de publicações.

A presente publicação é um dos resultados do projeto de pesquisa A Canção nos Periódicos Musicais da Biblioteca Nacional, realizado no âmbito do Programa Nacional de Apoio a Pesquisadores Residentes 2014 (PNAP-R), organizado pela Fundação Biblioteca Nacional em parceria com o Ministério da Cultura do Brasil. O objetivo principal era contribuir para um melhor entendimento do repertório musical publicado de forma periódica no país, em especial das canções. Devido à grande quantidade de revistas e jornais guardados no acervo e à intenção de privilegiar as composições musicais menos conhecidas, a investigação se ateve aos periódicos publicados antes da Semana de Arte Moderna de 1922 – marco histórico do estabelecimento das vanguardas do século XX.

(...) Esse guia apresenta 46 jornais e revistas dos mais variados tipos, e um total de 2.345 títulos de composições musicais. (...)

Todas as partituras localizadas durante a pesquisa estão aqui apresentadas, reunidas nos seus respectivos conjuntos editoriais e listadas por ordem de publicação, entre 1842 e 1922. Os periódicos, por sua vez, estão ordenados cronologicamente pela data de início de sua atividade. Por uma questão de precisão, manteve-se a ortografia original dos documentos. É preciso alertar, no entanto, que o que temos aqui não é um inventário de obras definitivo, pois não é fruto de um trabalho exaustivo. Este guia é apenas um começo, mas já tem o mérito de lançar luz sobre 80 anos de uma produção musical que só agora passa a ter a devida visibilidade.

                                                                                                                                           Alberto Pacheco

SOBRE O AUTOR:

Alberto José Vieira Pacheco é professor adjunto de Canto da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e foi coordenador da linha de Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos do Programa de Pós-Graduação em Música da mesma instituição.

É bacharel, mestre e doutor em Música pela Unicamp. De seu mestrado resultou o livro O canto antigo italiano, da editora Annablume (2006). A tese proveniente de seu doutorado foi publicada sob o título Catrati e outros virtuoses: a prática vocal carioca sob influência da corte de D. João VI, pela editora Annablume (2009).

Nos anos de 2014 e 2015, atuou como pesquisador residente da Fundação Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro. Mais informações podem ser encontradas em seu site pessoal: www.albertopacheco.space

Para acessar a publicação: https://www.bn.gov.br/producao/publicacoes/guia-musical-periodicos-funda...

 

LANÇAMENTOS DA BN

quinta-feira, 10 de junho de 2021
17:00
Guia musical dos Periódicos da Fundação Biblioteca Nacional (1842-1922), de Alberto José Vieira Pacheco
Alberto Pacheco (Música, UFRJ)
Bate-papo com David Cranmer (Ciências Musicais, Univ. Nova de Lisboa) e Maria Alice Volpe (Música, UFRJ)