PLANOR | Curso Introdução ao grego para catalogação de obras raras

PLANOR
Data: 
20/05/2021 a 21/05/2021
O Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras da Fundação Biblioteca Nacional abre inscrições para a segunda edição do curso "Introdução ao grego para catalogação de obras raras", ministrado pelos professores Dr. Pedro da Silva Barbosa, Dr. Ribeiro Martins e Dr. Rainer Guggenberger, dividido em dois módulos entre os dias 20 e 21/05/2021, das 14h às 17h, transmitido pelo Canal do YouTube da FBN.

Público-alvo: bibliotecários, arquivistas, historiadores, museólogos, pesquisadores e estudantes de letras e das áreas citadas.

Evento gratuito com certificação.

Inscrições de 5 a 18/05/2021 no site: https://www.even3.com.br/introducaogregoplanor/

Ementa
Diferenciação entre o grego clássico e o grego moderno; transliteração do alfabeto grego para o lati-no; leitura e transliteração de folhas de rosto de obras raras publicadas em grego e depositadas na Divisão de Obras Raras da Fundação Biblioteca Nacional.

Cronograma:

20/05/2021
14h-14h20 Apresentação da FBN, do NDLC e dos envolvidos (Rainer Guggenberger)

14h20-14h50 Diferenciação entre o grego clássico e o grego moderno (Pedro Martins)

14h50-15h20 Letras maiúsculas gregas em folhas de rosto e sua transliteração (Pedro Barbosa)

15h40-17h Letras maiúsculas gregas em folhas de rosto e sua transliteração (Pedro Barbosa)

21/05/2021

14h-15h20 Letras minúsculas gregas em obras raras da FBN (Rainer Guggenberger)
15h40-16h20 Exemplo de como catalogar uma obra de língua grega (Pedro Martins)

16h20-17h Exercícios: letras gregas em folhas de rosto da FBN e sua transliteração (Pedro Martins)

Professores:
Pedro da Silva Barbosa possui graduação em Letras Português-Grego (Licenciatura) pela Universidade
Federal do Rio de Janeiro (2010); graduação em Letras Português-Grego (Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007); mestrado (2010) e doutorado (2017) em Letras Clássicas pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas e Literaturas Clássicas.
Pedro Ribeiro Martins é Professor de Língua e Literatura Grega no Departamento de Letras Clássicas junto à Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Concluiu, em 2016, seu doutorado em Filologia Grega pela Universidade de Göttingen, Alemanha, sob a orientação do Prof. Dr. Heinz-Günther Nesselrath. Em 2010, concluiu seu mestrado em Estudos Clássicos pela Universidade de Coimbra, Portugal, sob a orientação da Prof. Dra. Maria de Fátima Sousa e Silva. Em 2008, concluiu o bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília. É vice-líder do grupo de pesquisa Animalia e vice-coordenador do projeto de extensão Animamito (UFRJ). Atua nas áreas de Grego Antigo, Filosofia Antiga, História Antiga, Alimentação na Antiguidade, Política na Antiguidade e Sociologia da Antiguidade.

Rainer Guggenberger possui Doutorado em Letras Clássicas pela Universität Wien (2016). Possui Graduação e Mestrado em Filosofia (2010), em Italiano (2012) e em Letras Clássicas (2013) pela Universität Wien. É Professor (atualmente Adjunto) do Magistério Superior de Língua e Literatura Gregas (Graduação e Licenciatura) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro dos grupos de pesquisa ATRIVM-UFMS e CRÍTICA TEXTUAL, os dois registrados junto ao CNPq, e atua no Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo atualmente seu coordenador. O seu foco está na área de Língua e Literatura Gregas, Filosofia Antiga e recepção e instrumentalização de textos clássicos nos discursos literários da Antiguidade. Tem experiência no ensino de língua alemã e de cultura e literatura austríacas e é editor da revista Calíope. Em 2019/2020 foi pesquisador bolsista da Fundação Biblioteca Nacional desenvolvendo um projeto sobre ligaduras e variantes gráficas de letras gregas em tipografias renascentistas.