LIVES DA BN | Turismo Histórico e Patrimonial no Rio de Janeiro

Data: 
04/02/2021
Amanda Danelli e Isabella Perrotta irão nos conduzir nessa viagem sobre a trajetória turística do Rio de Janeiro, a respeito de sua arquitetura, paisagem, cultura e natureza.

A cidade que celebra em 20 de janeiro o mártir cravado de flechas é uma das principais fontes para o turismo histórico e patrimonial no mundo. Capital nacional e imperial, única nas Américas a ter sido sede de um reino europeu, atravessada por toda a história monárquica e republicana, dos períodos autoritários e democráticos e foco demográfico do Brasil, São Sebastião do Rio de Janeiro é uma fonte inesgotável de possibilidades de conhecimento, pesquisa, passeios, reflexão e diversão em turismo cultural.

 

A Fundação Biblioteca Nacional convida para um episódio da série "LIVES DA BN"

Quinta-feira, 04 de fevereiro de 2021 às 17:00

Turismo Histórico e Patrimonial no Rio de Janeiro

Amanda Danelli (Turismo, UERJ)

Isabella Perrotta (Hybris Design e ESPM-Rio)

Moderadores:
João Carlos Nara (CCD-FBN)

Luiz Ramiro (CPE-FBN)

Amanda Danelli é historiadora e professora de história formada pela UERJ, com mestrado e doutorado em História Social da Cultura pela PUC-Rio. É professora e coordenadora do bacharelado em Turismo da UERJ, membra do Laboratório de Estudos de Literatura e Cultura da Belle Époque e da Comunidade de Estudos de Teoria da História, ambos grupos de pesquisa da UERJ. É pesquisadora da História do Rio de Janeiro, História do Turismo e História Intelectual. 

Isabella Perrotta é designer e historiadora, com mestrado em design pela Puc-Rio e doutorado em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC da Fundação Getúlio Vargas. Atua em projeto, pesquisa, ensino e curadoria. É diretora da Hybris Design e professora e pesquisadora da ESPM-Rio, onde leciona nas graduações de Design e de Publicidade e Propaganda, e no Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa onde também atua como coordenadora-adjunta. Sua produção como designer concentra-se nos segmentos culturais, sua produção acadêmica concentra-se na Representação, história, turismo e patrimônio da cidade do Rio de Janeiro; e na Memória do design brasileiro. Sobre os temas, tem publicados livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, destacando-se o livro Promenades do Rio: a turistificação da cidade pelos guias de viagem de 1873 a 1939, publicação oficial da Biblioteca Rio 450. 

 

Acesse o canal do Youtube da FBN para acompanhar esse e outros eventos:

www.youtube.com/c/FundacaoBibliotecaNacional

 

Fundação Biblioteca Nacional

Secretaria Especial da Cultura

Ministério do Turismo

Governo Federal