cobertura-4230-jornada-trafico-ilicito-patrimonio.png

De acordo com o IFLA Cultural Heritage Programme Advisory Committee, o patrimônio cultural consiste em bens tangíveis e intangíveis, naturais e culturais, móveis e imóveis, herdados do passado. O acesso, a preservação e a educação em torno do patrimônio cultural são essenciais para a evolução das pessoas e de sua cultura.
No âmbito do patrimônio cultural temos o patrimônio bibliográfico que as bibliotecas se esforçam para preservar para o uso do presente e do futuro.
Por várias razões, dentre elas, as crises políticas, econômicas e demais conflitos, os livros que compõem patrimônio bibliográfico de determinado país correm risco constante e entram no grupo de itens roubados e traficados.
Deste modo, esta Jornada surge com alguns objetivos específicos: conhecer, analisar e discutir esse panorama entre as bibliotecas da América Latina e Caribe, pois compreende-se a necessidade de possíveis ações integradas e conjuntas.
Temas possíveis
- Tráfico Ilícito de Patrimônio Bibliográfico na América Latina e Caribe.
- Experiências de roubo de livros raros e Coleções Especiais (mapas, manuscritos, periódicos, iconografias, acervos musicais).
- Experiências casos de mutilações de livros raros e Coleções Especiais.
- Reflexões e experiências em legislações sobre a circulação de Patrimônio Bibliográfico na América Latina e Caribe
- O tráfico de Patrimônio Bibliográfico Latino-americano e Caribenho entre ocea
Datas importantes
- Data de encerramento para submissão de resumos: 31 de agosto de 2018.
- Data da notificação dos resultados: 14 de setembro de 2018.
- Data de recebimento dos trabalhos finais: 5 de novembro de 2018.
- Data de início das inscrições: 13 de agosto de 2018 (100 vagas).
Resumos
- De 500 palavras no máximo, elas devem ser enviadas para o e-mail jornadaiflararebooks@gmail.com
- Em português e espanhol ou inglês.
- As seguintes informações devem ser incluídas no arquivo anexado: nome do autor (es); Instituição; endereço; e-mail; título do trabalho.
Trabalhos finais
- Texto em WORD, sem paginação, fonte Times New Roman, corpo 12; com resumo de aproximadamente 100 palavras contendo no máximo 15 páginas. Formato de citação bibliográfica: APA (American Psychological Association).
- Incluir informações de contato dos autores (nome, instituição, cargo ocupado, endereço, e-mail, telefone).
- Em português e espanhol ou inglês.
- Imagens em alta resolução, mínimo de 300 dpi.
Apresentações públicas
- Devem estar em português ou espanhol.
- O trabalho deve ser apresentado por um dos autores, com duração de 30 minutos. Debates ao final de cada bloco de apresentações.
- Apresentações em Powerpoint (ppt), devem estar em português e espanhol.
Comitê organizador
- Fabiano Cataldo de Azevedo – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. IFLA Sección de Libros Raros y Colecciones Especiales, Comité Asesor del Programa del Patrimonio Cultural.
- Rosângela Rocha Von Helde – Biblioteca Nacional do Brasil. Chefe do Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras – PLANOR.
- Silvia Fernandes Pereira – Fundação Biblioteca Nacional do Brasil. Chefe Substituta do Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras – PLANOR.
Comitê científico
- Abel Horacio Ferrino - Universidade Nacional de Três de Fevereiro, Argentina. Pesquisador e Docente em Patrimônio Cultural.
- Carla Rossana Chianello Ramos - Biblioteca Nacional do Brasil. Coordenadora de Publicações Seriadas da Biblioteca Nacional. Membro do Comitê Interinstitucional de Combate ao Tráfico Ilícito de Bens Culturais Coordenado pelo Ministério da Cultura do Brasil.
- Gerardo Manuel Trillo Auqui - Biblioteca Nacional do Peru. Diretor da Divisão de Proteção de Coleções.
- Jayme Spinelli Junior - Biblioteca Nacional do Brasil. Coordenador de Preservação da Biblioteca Nacional. Membro do Programa Estratégico de Preservação e Conservação (IFLA PAC).
- Juan Pablo Canala - Biblioteca Nacional Mariano Moreno, Argentina. Membro da Comissão de Tráfico llícito do Patrimônio Bibliográfico em representação à Biblioteca Nacional Mariano Moreno no âmbito do Ministério da Cultura da Argentina.
- Lygia Maria Guimarães - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Membro do Comitê Nacional do Brasil (MOWBrasil) e do Comitê Regional para América Latina e Caribe (MOWLAC), do Programa Memória do Mundo da UNESCO.
- Luciana Grings - Biblioteca Nacional do Brasil. Coordenadora de Serviços Bibliográficos da Biblioteca Nacional. Membro do Comitê Permanente da Seção América Latina e Caribe (IFLA LAC). Representante do Brasil na Associação de Estados Ibero-Americanos para o Desenvolvimento das Bibliotecas Nacionais da Ibero-América - ABINIA.
- Rubén Capdevila Yampey - Biblioteca Nacional do Paraguai. Presidente da Associação de Estados Ibero-Americanos para o Desenvolvimento das Bibliotecas Nacionais da Ibero-América - ABINIA.
Este evento é organizado pela Fundação Biblioteca Nacional do Brasil e pela IFLA Rare Books and Special Collections Section.