Data:
26/10/2017
Período e horários:
a partir das 15h
Na próxima quinta-feira, 26 de outubro, o auditório da Casa da Leitura da Biblioteca Nacional receberá os convidados Júlio Emilio Braz, Ieda de Oliveira e Cristiane Madanêlo, com coordenação de Cintia Barreto, para uma Conversa Literária.
cobertura-3868-conversa-literaria-com-coordenacao-cintia.jpg

- Cintia Barreto é Doutora em Literatura Brasileira pela UFRJ e Coordenadora Pedagógica da Pós-graduação em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Universidade Católica de Petrópolis-UCP. Idealizadora e Diretora do Projeto Conversa Literária, Cintia Barreto é consultora e crítica literária, escreveu os prefácios dos livros Espumas Flutuantes e Os Escravos, de Castro Alves para a Editora Martin Claret. É co-autora do livro Literatura Infantil e Juvenil na Prática Docente, da Editora Ao Livro Técnico. Ganhadora dos Prêmios “Guerra e Paz” (2003), pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, em 1º lugar em “Crônicas” com o texto Crônicas de Guerra, e também o Prêmio “Professor-escritor” na 2ª Semana de Arte do Estado em 2013.
- Cristiane Madanêlo é Mestra em Literatura Brasileira pela UFRJ e professora de Língua Portuguesa e Literatura do CAP-UFRJ. Especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela UFRJ, é autora de artigos e resenhas especializados em Literatura Africana e Literatura Infantil e Juvenil em livros e revistas. Também é professora de pós-graduação em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Universidade de Petrópolis-UCP. É co-autora do livro Literatura Infantil e Juvenil na Prática Docente, da Editora Ao Livro Técnico.
- Ieda de Oliveira é escritora, compositora e pesquisadora. Pós-doutora em Análise do Discurso pela Université de Paris XIII, Doutora em Letras pela USP, Mestre em Literatura Brasileira pela PUC-Rio e Especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela UFRJ. Tem vinte e seis livros publicados, entre teóricos e ficcionais, inclusive musicais. Sua obra foi premiada nacionalmente e internacionalmente por muitas vezes. Seu último livro, As cores da Escravidão, Ed. FTD, além de receber o Altamente Recomendável da FNLIJ e ser finalista do Prêmio Jabuti, representou o Brasil no White Ravens da Biblioteca de Munique, em que estão as obras infantis e juvenis mais importantes do mundo.
- Júlio Emílio Braz é escritor de mais de cem livros, abordando as culturas afro-brasileiras. Iniciou sua carreira escrevendo roteiros para histórias em quadrinhos, publicadas no Brasil, Portugal, Bélgica, França, Cuba e EUA. Escreveu roteiros para o programa “Os Trapalhões, da Tv Globo, e algumas mininovelas para a televisão do Paraguai. Em 1997, ganhou o “Austrian Children Book Award” na Áustria, pela versão alemã do livro Crianças na Escuridão (Kinder im Dulkern) e o “Blue Cobra Award”, no Swiss Institute for Children’s Book.
O encontro na Casa da Leitura integra a programação oficial do evento XII Arte em Laranjeiras e Cosme Velho, no Rio de Janeiro.
Informações complementares:
Entrada franca