Conversa Literária com coordenação de Cintia Barreto

literatura, literatura brasileira
Data: 
26/10/2017
Período e horários: 
a partir das 15h
Na próxima quinta-feira, 26 de outubro, o auditório da Casa da Leitura da Biblioteca Nacional receberá os convidados Júlio Emilio Braz, Ieda de Oliveira e Cristiane Madanêlo, com coordenação de Cintia Barreto, para uma Conversa Literária.

cobertura-3868-conversa-literaria-com-coordenacao-cintia.jpg

Conversa literária na Casa da Cultura com Cintia Barreto, Cristiane Madanêlo, Ieda de Oliveira, Júlio Emilio Braz.
Conversa literária na Casa da Cultura com Cintia Barreto, Cristiane Madanêlo, Ieda de Oliveira, Júlio Emilio Braz.
  • Cintia Barreto é Doutora em Literatura Brasileira pela UFRJ e Coordenadora Pedagógica da Pós-graduação em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Universidade Católica de Petrópolis-UCP. Idealizadora e Diretora do Projeto Conversa Literária, Cintia Barreto é consultora e crítica literária, escreveu os prefácios dos livros Espumas Flutuantes e Os Escravos, de Castro Alves para a Editora Martin Claret. É co-autora do livro Literatura Infantil e Juvenil na Prática Docente, da Editora Ao Livro Técnico. Ganhadora dos Prêmios “Guerra e Paz” (2003), pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, em 1º lugar em “Crônicas” com o texto Crônicas de Guerra, e também o Prêmio “Professor-escritor” na 2ª Semana de Arte do Estado em 2013.
  • Cristiane Madanêlo é Mestra em Literatura Brasileira pela UFRJ e professora de Língua Portuguesa e Literatura do CAP-UFRJ. Especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela UFRJ, é autora de artigos e resenhas especializados em Literatura Africana e Literatura Infantil e Juvenil em livros e revistas. Também é professora de pós-graduação em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Universidade de Petrópolis-UCP. É co-autora do livro Literatura Infantil e Juvenil na Prática Docente, da Editora Ao Livro Técnico.
  • Ieda de Oliveira é escritora, compositora e pesquisadora. Pós-doutora em Análise do Discurso pela Université de Paris XIII, Doutora em Letras pela USP, Mestre em Literatura Brasileira pela PUC-Rio e Especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela UFRJ.  Tem vinte e seis livros publicados, entre teóricos e ficcionais, inclusive musicais. Sua obra foi premiada nacionalmente e internacionalmente por muitas vezes. Seu último livro, As cores da Escravidão, Ed. FTD, além de receber o Altamente Recomendável da FNLIJ e ser finalista do Prêmio Jabuti, representou o Brasil no White Ravens da Biblioteca de Munique, em que estão as obras infantis e juvenis mais importantes do mundo.
  • Júlio Emílio Braz é escritor de mais de cem livros, abordando as culturas afro-brasileiras. Iniciou sua carreira escrevendo roteiros para histórias em quadrinhos, publicadas no Brasil, Portugal, Bélgica, França, Cuba e EUA. Escreveu roteiros para o programa “Os Trapalhões, da Tv Globo, e algumas mininovelas para a televisão do Paraguai. Em 1997, ganhou o “Austrian Children Book Award” na Áustria, pela versão alemã do livro Crianças na Escuridão (Kinder im Dulkern) e o “Blue Cobra Award”, no Swiss Institute for Children’s Book.

O encontro na Casa da Leitura integra a programação oficial do evento XII Arte em Laranjeiras e Cosme Velho, no Rio de Janeiro.

Informações complementares: 
Entrada franca
Local

Casa da Leitura

Rua Pereira da Silva 86 Rio de Janeiro, RJ 22221-140
+55 (21) 2557-7437
E-mail